Foi detido um homem de 57 anos suspeito de ter ateado um incêndio que deflagrou ao final da tarde da última quinta-feira, dia 14 de julho, na localidade de Figueirosa, em Bordonhos, concelho de São Pedro do Sul.
De acordo com um comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a “Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e com a colaboração da GNR de Viseu, procedeu à identificação e detenção fora de flagrante delito, do presumível autor de um crime de incêndio florestal”.
O suspeito recorreu a chama direta para pegar fogo a um “terreno agrícola que possui abundante vegetação rasteira, bem como montes de palha seca cortada” próximo de várias habitações e outros edifícios, “sendo que a localidade está totalmente rodeada por mancha florestal de elevada extensão”.
Por ser um dia de muito calor e baixo grau de humidade, o incêndio “só não assumiu proporções dramáticas” porque foi detetado de imediato por populares “que iniciaram o combate terminado pelos bombeiros que chegaram também rapidamente ao local”, adianta a PJ.
O agora detido foi motivado por um problema de relacionamento amoroso e “um quadro grave de alcoolismo”.
O trabalhador agrícola será presente às Autoridades Judiciárias, na comarca de Viseu, a fim de ser ouvido em primeiro interrogatório judicial.