Estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos de Base Territorial – Investimento Territorial Integrado (ITI) da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, destinado a micro e pequenas empresas, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a CIM Coimbra, este programa visa apoiar investimentos de pequena dimensão e promover a diversificação da base produtiva regional, para a criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização das suas atividades. Os projetos devem estar enquadrados em estratégias territoriais e contribuir para o emprego e a modernização das economias locais.
O Sistema de Incentivos de Base Territorial da CIM Região de Coimbra é dirigido a micro e pequenas empresas nas áreas das Indústrias transformadoras (CAE 10, 11 e 13 a 33), restauração (CAE 56101 e 56104) ou turismo (CAE 551, 55202, 55300 e 93293), do território desta região, que abrange 19 municípios: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares.
São consideradas operações com uma despesa elegível entre os 40 mil e os 300 mil euros, com uma taxa de financiamento correspondente a 50% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade e a 40% para os investimentos localizados nos restantes territórios.
O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até às 18h00 do dia 29 de novembro de 2024 e a apresentação de candidaturas é efetuada através de formulário eletrónico no Balcão2030 em https://balcaofundosue.pt .