A Comissão Política Concelhio do Partido Social Democrata (PSDS) de Oliveira do Hospital partilhou, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “o mais sentido pesar” pelo falecimento de Carlos Portugal, ex presidente da Câmara Municipal.
“Perdemos hoje um grande homem, um fervoroso oliveirense, um extraordinário autarca. Era um homem de fortes convicções, movido por ideais progressistas e forte sentido democrático, que sabia o que queria para si e lutava pelo que era útil e necessário aos outros”, sublinha o PSD de Oliveira do Hospital.
O partido recorda que o falecido autarca “não tolerava exceções e não determinava exclusões”. Por isso, “a sociedade em geral guarda dele a imagem de uma vida bem preenchida de alegrias e sucessos, dedicada às coisas de que gostava imenso, o basquetebol em especial, mas o desporto em geral”.
O PSD lembra o “exímio praticante de quase todas as modalidades em que se envolvia, no automobilismo, no ténis e, claro, no basquetebol”, que foi “atleta de reconhecido mérito e treinador e selecionador nacional como enormes sucessos”.
Ainda no desporto, a concelhia do PSD lembra que se deve a Carlos Portugal a dedicação do “saudoso” Comendador Serafim Marques de que era amigo, à modalidade do Basquetebol, que tantos sucessos alcançouao longo destes anos.
Na sua vida profissional, o PSD sublinha o seu “percurso inigualável, ligado sempre às causas públicas, tanto como técnico superior no Ministério da Agricultura e sempre envolvido em grandes projetos de âmbito nacional, como também nas áreas da educação e do desporto”
A recordar Carlos Portugal no desempenho de cargos públicos – foi Diretor Regional do Desporto, Vice-Presidente da Região de Turismo do Centro – o PSD destaca a sua prestação enquanto autarca, “antes como Membro da Assembleia Municipal e depois como Presidente da Câmara Municipal, durante dois grandes mandatos, entre 1993 e 2001”.
Em nome dos oliveirenses, o PSD sublinha a “dívida de gratidão enorme, por tudo quanto ele deu enquanto autarca, pela postura tolerante e democrática, agregadora e convergente; mas sobretudo pela obra feita e foi muita, na Requalificação dos Paços do Município, nas áreas do abastecimento de água e do saneamento básico, nos equipamentos públicos, em que se destacam a requalificação das Piscinas Municipais, nas acessibilidades, na requalificação da Zona Industrial”
“Tanto que lhe devemos e reconhecemo-lo tão pouco”, lamenta o PSD.
O partido considera ainda que Carlos Portugal deixa o “exemplo uma vida inteira cheia de amor à sua família, à sua esposa que tanto amava e aos seus dois filhos, a quem sempre se referia com um enorme orgulho de pai”.
Este é “um dia triste para todos os sociais-democratas e, de um modo geral, para toda a comunidade oliveirense”. “Alguns de nós perdemos um grande amigo, mas todos perdemos uma extraordinária pessoa, um imenso homem de causas públicas”, sublinha o partido, que evoca a fidelidade de Carlos Portugal em todos cargos públicos, à social-democracia e aos seus valores, único caminho para a construção das sociedades onde prevalece a democracia, a igualdade, a solidariedade, o respeito pelas diferenças, a procura constante do progresso e da valorização das pessoas, individual e coletivamente”.
“Todos os sociais-democratas do concelho de Oliveira do Hospital se unem ao luto e ao sofrimento da família do Sr. Eng.º Carlos Alberto de Moura Portugal e Brito e a todos aqueles que sentem, intensa e profundamente esta perda, pelo que ela representa para cada um e para todos como comunidade. A Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PPD/PSD – Partido Social Democrata apresenta à sua esposa, filhos e restante família as mais sentidas e profundas condolências”, conclui o partido.