A comissão concelhia do PS de Coimbra aprovou este domingo, com uma abstenção e um voto contra, o nome de Ana Abrunhosa como cabeça de lista da candidatura socialista à Câmara Municipal, nas autárquicas deste ano.
Em comunicado, o partido refere que a votação destacou-se pelo “apoio generalizado e reflete a confiança na capacidade de Ana Abrunhosa para mudar o rumo de total estagnação da cidade e conduzir o Partido Socialista a um novo ciclo de vitórias em Coimbra”.
Ana Abrunhosa é independente, mas com fortes laços ao Partido Socialista, recorda o partido numa nota assinada por Ricardo Lino, presidente do PS Coimbra.
A experiência como deputada à Assembleia da República, ministra da Coesão Territorial e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, assim como o lugar de gestora de Programas Regionais de Fundos Europeus são referidos como “mais-valias inquestionáveis” para a candidatura autárquica.
Doutorada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde também foi professora, Ana Abrunhosa foi eleita deputada do PS pelo círculo daquela cidade nas legislativas de 2024.
O PS aponta como áreas prioritárias para a autarquia a “habitação, a mobilidade e a geração de emprego qualificado”, além das questões do apoio e estímulo ao empreendedorismo gerador de emprego qualificado, a inclusão social e as questões ambientais.