“Viver.com” é o nome do projeto CLDS-4G que promove o envelhecimento ativo e combate o isolamento social no concelho de Oliveira do Hospital. De 23 de março a 14 de abril, já apoiou 46 agregados familiares e 84 pessoas.
É ao jovem psicólogo Júlio Mendes que cabe a coordenação do projeto CLDS-4G VIVER.COM, cuja aprovação foi anterior à pandemia da Covid-19 e ao cenário de Estado de Emergência que a equipa se teve que deparar e ao atual Estado de Calamidade em que o país se encontra. Via videoconferência e de máscara facial, Júlio Mendes apresentou o projeto que coordena e a equipa que o acompanha no programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova.
“O nosso nome é CLDS- 4G Viver.com, em que o Viver.com é uma alusão às novas tecnologias, mas o objetivo é viver ‘com’ partilha, acompanhamento e valorização, dependendo das atividades que realizamos”, explicou esta manhã. Júlio Mendes adiantou que “um dos grandes eixos de intervenção do projeto é mesmo esse de promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa combatendo o isolamento social”. Daí o viver ‘com’. Este é o Eixo 3”, explicou, notando que a este, se junta o Eixo 4 de “Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações inseridas em Territórios afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários”. Referiu que o projeto terá a duração de 36 meses, três anos.
“Com o contexto de pandemia tivemos obviamente que nos adaptar. A situação de calamidade que passámos em 2017, não sabíamos que íamos voltar a passar agora, não apenas no nosso território , mas em todo o país e no mundo”, observou o jovem psicólogo.
O arranque do projeto aconteceu no dia 11 de março e “tivemos que nos reinventar, porque logo de seguida entrámos em estado de emergência e, tivemos que criar com os nossos parceiros, uma equipa de apoio de resposta rápida que conta com a parceria da linha de apoio da Câmara Municipal, juntas de freguesia, Centro de Saúde, IPSS, Unidade de Cuidados na Comunidade, equipa Saúde Mental, farmácias e supermercados locais” . “Com ajuda de todos estes parceiros temos prestado apoio de bens essenciais, ao nível de bens alimentares, receitas e medicamentos a pessoas que não tenham retaguarda familiar, rede de vizinhança e não seja abrangida por qualquer resposta social”, referiu.
Na Rádio Boa Nova, Júlio Mendes reforçou que “o objetivo é que ninguém fique ao abandono nesta fase de isolamento em que temos que ficar em casa, sobretudo o nosso público alvo que são os idosos”. Explicou que quem sinaliza “são as juntas de freguesia e a linha de apoio que o município tem disponível”. “De 23 de março a 14 de abril, o CLDS já deu resposta a 46 agregados familiares e 84 pessoas”, especificou.
No CLDS-4G Viver.com, Júlio Mendes conta uma equipa técnica de que faz parte Ana Luísa Brito (Gestora Financeira), Paula Ferreira (Animadora Socioeducativa) e Joana Saraiva (técnica de Serviço Social). A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é a entidade promotora do CLDS-4G Viver.com que tem como entidade local executora das ações a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral. A antiga escola primária de Nogueirinha, na freguesia de Meruge é o espaço sede do projeto.
Veja o vídeo para conhecer todos os pojetos em desenvolvimento…