O projeto para a nova escola do Politécnico de Coimbra em Oliveira do Hospital “está praticamente pronto” e deverá representar um investimento de seis milhões de euros, revelou o presidente deste estabelecimento de ensino superior.
“Estamos a trabalhar com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para termos uma nova escola em Oliveira do Hospital e o projeto está praticamente pronto”, avançou Jorge Conde.
De acordo com o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão instalada em Oliveira do Hospital tem vindo “a crescer todos os anos” e “não cabe no espaço que tem”. “Portanto, ou se encontra uma solução rapidamente para a Escola de Oliveira do Hospital ou vamos começar a travar o crescimento dela”, alegou.
Em declarações à agência Lusa, Jorge Conde explicou que a construção do novo complexo escolar, que a Câmara de Oliveira do Hospital estima que possa estar pronto no final deste ano e a entrar em funcionamento ao longo do ano 2024, “vai libertar a escola primária que existe no centro da cidade”.
Apesar do IPC não ter ainda garantidas as verbas necessárias para a construção das novas instalações, Jorge Conde deixou a garantia de que o Instituto está empenhado, em conjunto com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em “encontrar financiamento nestes financiamentos todos que por aí andam”.
“Tanto quanto sabemos, vai haver mais dinheiro do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] para o ensino superior, quer em concursos nacionais feitos a partir do nosso Ministério, quer em concursos regionais. O nosso objetivo é que [a escola] entre, no máximo, em funcionamento em 2025/2026”, concluiu.
O Politécnico de Coimbra vai remodelar as suas seis residências, prevendo ainda iniciar, até ao final do ano, a construção de outras duas, com um total de 500 camas. “Neste momento estamos a iniciar a remodelação de todas as nossas residências, num investimento que ultrapassa os 3,5 milhões de euros”, referiu Jorge Conde.
“Contamos, até ao final do ano, iniciar a construção de uma residência de 400 camas em Coimbra e de uma residência de 100 camas em Oliveira do Hospital”, adiantou. A residência prevista para Oliveira do Hospital irá nascer no antigo Hotel São Paulo.
“Serão 98 camas, num valor total de 4,2 milhões de euros: um milhão de euros para a aquisição do hotel e 3,2 ME para a remodelação. A nossa perspetiva é que a remodelação do hotel demorará no máximo ano e meio, ou seja, estará pronta para o início do ano letivo 2025/2026”, indicou.
Fonte: Lusa