Os números de hoje dos casos de óbitos por Covid-19, atingiu o máximo desde o início da pandemia.
O Professor Carlos Antunes, que faz habitualmente o ponto da situação semanal na rádio Boa Nova às quintas-feiras depois das 16h00, afirmou hoje em declarações à rádio Observador que “o aumento do número de óbitos é preocupante e tem tendência a subir nos próximos dias”.
Segundo o investigador, “não há ainda uma razão plausível que justifique este aumento repentino de casos e está a acontecer em mais do que um pais na europa, não é só em Portugal”.
Carlos Antunes questionado sobre se o governo devia ponderar as medidas já anunciadas para o Natal, acrescenta que “é uma decisão difícil, mas, se eu tivesse que aconselhar, o meu concelho era exatamente esse. Há uma relação direta entre o número de infetados, de internado e de óbitos e essa relação piorou nos últimos dias. A letalidade está a aumentar em doentes sintomáticos, porque há uma relação direta entre número de infetados sintomáticos e o número de óbitos…”.
Acrescenta por fim que no Natal “…a relação causa/efeito é direta. Aumentando a mobilidade, aumentamos os contactos. Nós estamos com uma redução de mobilidade na ordem dos 70%. Se permitirmos nessa época festiva esse aumento de mobilidade, vamos ter mais contactos e o mais grave, é que esses contactos vão acontecer com pessoas de outros concelhos, porque se vão reunir as famílias, pessoas que vivem em outros locais e com diferentes níveis de risco, isso vais potenciar a probabilidade de contágio, e com esse aumento de contágio, vamos aumentar a probabilidade de haver maior letalidade”.
Carlos Antunes termina, dizendo que, “Estes números devem chamar à atenção, quer os decisores políticos, quer o cidadão comum que tem de agir em conformidade”
Fonte/áudio: Rádio Observador