Setembro arrancou com trovoadas, sobretudo no Norte e Centro do país, mas o próximo fim de semana vai confirmar que, afinal, o verão ainda tem muito para dar este ano, apesar de já ter arrancado o outono meteorológico.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta sexta-feira já se regista uma pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do Interior.
Para o dia seguinte, sábado, espera-se, além de uma pequena subida da temperatura máxima, céu pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade na região Norte e litoral Centro até ao fim da manhã. O IPMA assinala ainda a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no Norte, Centro e Alentejo. No domingo, o cenário deverá repetir-se.
Quanto a temperaturas máximas, no sábado vão oscilar entre os 22ºC em Braga, os 23ºC no Porto, os 28ºC em Faro, os 30ºC em Lisboa, os 33ºC em Beja, e os 34ºC em Évora, distrito que deverá chegar aos 36ºC no domingo.
A chuva apenas marcará presença nas regiões autónomas. Nos Açores, onde as temperaturas máximas vão variar os 24ºC e os 25ºC, sábado deverá ficar marcado por períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros fracos nos grupo central e oriental.
Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros a partir da tarde de sábado, e as máximas vão oscilar entre os 27ºC no Funchal, e os 28ºC no Porto Santo.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam entre os 13ºC de mínima e os 27ºC de máxima.
com:noticiasaominuto.com