Em tempo de quase inverno, o primeiro fim-de-semana deste mês de dezembro trará, no sábado, “céu geralmente muito nublado no Centro e Sul, com períodos de chuva, apresentando-se pouco nublado no Norte”. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há ainda previsões de neblina ou nevoeiro matinal e formação de geada no Interior.
Conte ainda com “períodos de chuva a partir da manhã no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, estendendo-se gradualmente ao interior das regiões do Centro e Sul”, assim como com a “possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”.
Já no que às temperaturas diz respeito, espere uma “pequena descida da mínima na região Norte” e uma “pequena subida na região Sul”.
O distrito de Bragança será onde se sentirá mais frio, com os termómetros a descerem até aos -2ºC. Vila Real, Guarda e Viseu sentirão mínimas de 0ºC.
No domingo, o ‘cenário’ será em tudo semelhante ao verificado no dia anterior. Espere, de acordo com o IPMA, “períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado na região Sul até ao fim da manhã.”
Os aguaceiros irão aparecer nas regiões do Norte e Centro, ‘transformando-se’ em neve “nos pontos mais altos da Serra da Estrela”. Se está no Baixo Alentejo e Algarve, conte com chuva “a partir do final da tarde”.
Quanto às temperaturas, Bragança voltará a ser o distrito mais frio, com -3ºC. Segue-se a Guarda com mínimas de 1ºC e máximas de 8ºC.
Em contraste, Faro é a zona de Portugal continental para a qual está prevista a temperatura máxima mais alta: 18ºC.
Em Oliveira do Hospital, no sábado os termómetros vão variar entre os 2 e os 12. No domingo, são esperadas temperaturas entre os 6 e os 12 graus.