Depois de um fim de semana de chuva e avisos amarelo, o IPMA prevê que as temperaturas voltem a subir ao longo dos próximos dias.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para um aumento da temperatura máxima na maioria do país, com o vento a abrandar e sem um único distrito sob aviso.
No site do IPMA, espera-se que ainda se verifiquem períodos de chuva e aguaceiros, em particular “nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral e em zonas de montanha, diminuindo de frequência a partir do fim da tarde, sendo menos prováveis na região Sul”.
O vento deverá diminuir de intensidade, podendo ser mais forte nas zonas altas do Norte e Centro do país “até ao início da manhã”.
No geral, o IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima, especialmente no Norte e Centro do país. Os distritos de Évora, Santarém e Setúbal são os que apresentam a máxima mais elevada, com 25ºC, enquanto que a Guarda tem a mínima mais baixa, com 10ºC previstos para esta segunda-feira.
Tanto na Grande Lisboa como no Grande Porto, o céu deve abrir após o almoço, registando-se “períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde”. A zona de Lisboa pode registar, no entanto, uma pequena descida da temperatura máxima, e alguns aguaceiros fracos e dispersos.
Nos Açores, a previsão é de céu muito nublado com “boas abertas”, com o grupo Oriental a experienciar “aguaceiros fracos e pouco frequentes”. O mesmo espera o arquipélago da Madeira, com aguaceiros fracos previstos para o Funchal.
No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas oscilam hoje entre os 11ºC de mínima e os 21ºC de máxima.