O ex presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital sugeriu, no último programa Vice-Versa da Rádio Boa Nova que o trabalho de prevenção contra incêndios, que inclui também o ordenamento florestal, deve passar a ser da responsabilidade das autarquias locais.
“Fala-se da delegação de competências. Acho que esta competência deveria ser delegada nos Municípios, naturalmente, desde que esteja salvaguardado o aspeto financeiro que é fundamental, porque sem tesouraria não se consegue avançar de forma alguma”, afirmou Mário Alves.
O tema dos incêndios esteve em destaque no programa de debate político da Rádio Boa Nova. Na ocasião, o ex autarca considerou que neste momento “há leis e organismos a mais” e que não têm um reflexo positivo na prevenção dos incêndios.
Defendeu, por isso, que a nível Municipal se possa avançar com uma equipa de trabalho – “porque não é o Município com um técnico ou dois que vai gizar um plano de defesa da floresta contra incêndios” – que vá “de localidade a localidade, junto das pessoas que lá vivem e que têm terrenos e discutir com elas como é que, em situação de sinistro, se podem evitar males maiores”.
Para Mário Alves “a área da prevenção é fundamental e faz-se com o ordenamento florestal. “Se tivermos um bom ordenamento florestal e uma boa prevenção, naturalmente que a maioria dos incêndios os vamos conseguir controlar em tempo oportuno”.