A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, integra o conjunto de 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul em 2021. A atribuição do galardão acontece pelo oitavo ano consecutivo. A praia fluvial de Avô, que hasteou a bandeira nos dois últimos anos, não viu a distinção renovada.
No concelho oliveirense, a praia Fluvial de Alvôco de Várzeas é a única que , no arranque da próxima época balnear, vai hastear a Bandeira Azul, que é um símbolo de qualidade que “distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”.
No caso da Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, a mesma é apresentada pela Associação Bandeira Azul como uma “praia vigiada com nadador salvador, com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida até à linha de água, cadeira anfíbia, parque de estacionamento com dois lugares reservados para viaturas ao serviço de pessoas com mobilidade dificultada, wc (preparado para pessoas com mobilidade condicionada), chuveiros, balneários, bar com serviço de refeições e esplanada, parque infantil, parque de merendas com churrasqueira e zona verde, posto de primeiros socorros e desportos náuticos”.
A lista de praias galardoadas foi apresentada hoje na Direção de Faróis, em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras (Lisboa) pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul. A lista contempla 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.
Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou esta quinta-feira o Programa Bandeira Azul.
As praias estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).
De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja entram pela primeira vez na lista, enquanto a Calheta (Madeira) reentra.
A Bandeira Azul abrange ainda 16 portos de recreio e marinas (menos duas do que em 2020), nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.
As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira iniciar-se-ão em 01 de junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo).
Já o primeiro hastear da Bandeira Azul em praia fluvial realizar-se-á, em 15 de junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e o hastear em marina acontecerá, em 05 de junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).