O Município de Tábua, em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal, recebeu, esta tarde, uma conferência subordinada ao tema “Pobreza e Exclusão Social: a realidade dos territórios de baixa densidade – Concelhos Beira Serra do Distrito de Coimbra”.





No Espaço Cultiva, em Tábua, foram analisados e discutidos os “fenómenos e indicadores da pobreza e exclusão social, assim como os diferentes desafios que os concelhos atravessam, devido a realidades populacionais distintas”.
A sessão, que contou com profissionais da área na região de Coimbra, procurou “refletir o facto dos territórios de baixa densidade serem zonas duplamente desfavorecidas devido às ligações quase inexistentes das redes de produção de bens e serviços e por estarem sujeitas à concorrência do mercado global, com consequências ao nível da economia e da área social”.
Na sessão de boas-vindas, António Oliveira, vice-presidente do Município de Tábua e presidente do Conselho Local de Ação Social da autarquia, mostrou-se satisfeito por Tábua ser palco de um evento importante como este, que diz respeito a toda a região de Coimbra. O anfitrião desejou que dali saíssem resultados profícuos para todos os profissionais e participantes em geral.
Por sua vez, Maria José Vicente, da EAPN Portugal disse que é importante “falar de pobreza, de despovoação e de falta de oportunidades”. Referiu que, por isso, a estrutura “tem procurado dar visibilidade a estas problemáticas que dizem respeito a todos nós”. “É preciso olhar para os territórios, ver as desigualdades e definir estratégias. Não podemos ter um país a várias velocidades”, defendeu a responsável.
Coube a Ana Isabel Teixeira apresentar os dados e a infografia do distrito de Coimbra através do Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza. Com inquéritos de 2024, mostrou que há grandes desigualdades nos concelhos do distrito. Em critérios como educação, rendimentos, habitação, demografia, povoamento e características socioeconómicas, Pampilhosa da Serra é o concelho que mais contrasta com o de Coimbra.
Subordinada ao tema “Pobreza e Exclusão Social: A realidade dos territórios da Beira Serra”, a mesa redonda contou com a participação de Miguel Ventura, da ADIBER, Maria José Vicente, António Oliveira, José Maria, do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Luís Almeida, vice-presidente do Município de Arganil, Pedro Loureiro, da USF Terras D’Ulvária, Nuno Travasso, do Departamento de Arquitetura da FCTUC, Vasco Malta, da Organização Internacional para as Migrações, Luís Martins, da CIM Região de Coimbra, com moderação de Paulo Teixeira da Logframe.



























