Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, aprovou o Plano de Contingência da autarquia que estabelece os procedimentos a adotar perante um trabalhador com sintomas de infeção pelo novo Coronavírus SARS-COV-2, agente causal da COVID-19.
“Com a definição deste conjunto de procedimentos”, refere Humberto Oliveira, “pretendemos antecipar uma resposta eficaz perante uma situação de eventual contágio, de forma a que, caso a mesma exista, possamos assegurar a continuidade da prestação de serviços, mesmo que nos encontremos no pior cenário”.
O edil refere ainda que, “num primeiro momento, estão a divulgar o Plano junto de colaboradores e outras entidades com ligação à Câmara, bem como as medidas de autoproteção aconselhadas pela Direção Geral de Saúde de forma a evitar eventuais contágios e a identificar as possíveis áreas de isolamento”.
De acordo com as diretivas da Direção Geral de Saúde, o Plano de Contingência da Câmara Municipal de Penacova prevê três fases de intervenção, cabendo a Humberto Oliveira, responsável pelo Grupo Coordenador do Plano de Contingência, ativar cada uma delas em função da evolução da situação, encontrando-se previstas no mesmo a definição de áreas prioritárias de funcionamento da autarquia e as tarefas que poderão, eventualmente, face ao agravar da situação, ser temporariamente suspensas.
Também a União das Freguesias de Coimbra informa que já está pronto a ser aplicado o Plano de Contingência da União das Freguesias de Coimbra.
O plano foi aprovado no passado dia 6 de março e irá manter-se em vigor até que se justifique.
Este plano visa preparar a União das Freguesias de Coimbra de meios e procedimentos para gerir o risco de infeção e enfrentar eventuais casos de doenças, minimizando a sua transmissão e o seu impacto na área das União das Freguesias de Coimbra.
Este plano foi preparado com base nas orientações da Direcção-Geral da Saúde.
A partir de agora, o plano poderá ser ativado a qualquer momento, caso as circunstâncias o exijam e por determinação do Presidente da União das Freguesias de Coimbra sempre em coordenação com as demais entidades competentes na matéria.
O presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, apela para que todos se mantenham informados, atentos aos sintomas da doença e acima de tudo que adotem comportamentos preventivos especialmente um reforço na higienização das mãos.
A União das Freguesias de Coimbra está atenta, colaborante com todos e disponível para que o impacto deste surto seja minimizado na medida do possível.