A Câmara de Penacova vai assinalar o Dia Nacional dos Moinhos com a realização, entre 6 e 16 de abril, de um conjunto de ações de valorização dos moinhos e suas tradições.
Sob o mote “Moer o grão para cozer o pão”, a autarquia irá promover várias oficinas para aprender a amassar e cozer o pão nos moinhos de Gavinhos, da Portela de Oliveira, da serra da Atalhada e no lagar do Pisão, em Lorvão, abertas ao público em geral e também para a comunidade escolar.
As oficinas abertas ao público são gratuitas e decorrem no dia 6 de abril, sábado, na Portela de Oliveira e no dia 7, domingo, em Gavinhos, sempre a partir das 10 horas. O público terá a oportunidade de visitar um moinho de vento, amassar a farinha e colocar o pão no forno de lenha. As oficinas entre os dias 8 e 16 serão dedicadas aos mais pequenos.
No dia 6 de abril, o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na serra da Portela de Oliveira, estreia um novo espaço dedicado à batalha do Buçaco – “é um equipamento no âmbito do projeto dos Itinerários Napoleónicos, do qual o município de Penacova faz parte e que, com o recurso às novas tecnologias da realidade virtual, permite ao visitante testemunhar alguns dos acontecimentos da batalha do Buçaco, nomeadamente a travessia do rio Mondego pelas tropas anglo-lusas. Decidimos colocar este equipamento aqui porque, a partir da Portela de Oliveira, é possível visitar alguns dos locais emblemáticos da batalha, a saber, a aldeia de Santo António do Cântaro e o posto de comando de Wellington”, explicou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.
No domingo, dia 7 de abril, no núcleo de moinhos de vento de Gavinhos, realiza-se, pela primeira vez, uma feira do Pão, uma iniciativa que irá juntar padarias e pastelarias, associações e habitantes locais que ainda preservam o hábito de cozer pão ou broa em casa, em forno a lenha.