As deputadas do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita e Alma Rivera questionaram o Governo sobre que diligências irá efetuar, no sentido de monitorizar a qualidade da água do Rio Alva, depois de “populares têm alertado para sinais que apontam para fenómenos de poluição no Rio Alva, em particular em Coja, concelho de Arganil”.
Na introdução à questão apresentada por “intermédio do Ministério do Ambiente e Ação Climática”, o PCP refere que tem “vindo a intervir no sentido da salvaguarda do equilíbrio e qualidade da água dos cursos de água, em particular no concelho de Arganil”. O partido especifica que “ interveio relativamente a problemas de gestão da água da mini hídrica de Avô, com consequências no Rio Alva. Interveio no sentido de alertar para os problemas que os grandes incêndios avolumaram e que afetam os cursos de água, a qualidade da sua água e a qualidade de vida. Em particular alertou para as necessárias operações de limpeza nas ribeiras de Pomares, da Mata da Benfeita, de Folques e de Monte redondo e Salgueiro e nos açudes do rio Alva”.
Na sequência de alerta de populares “para sinais que apontam para fenómenos de poluição no Rio Alva, em particular em Coja, Concelho de Arganil”, as deputadas do PCP querem saber também “que meios do Estado estão mobilizados para operações de fiscalização, monitorização e intervenção nos cursos de água do concelho de Arganil e para a salvaguarda e proteção da fauna e da flora?”