As bancadas de PS, PSD, CDS e PAN deram ‘luz verde’ à renovação do Estado de Emergência, o 15.º desde o início da pandemia no país.
O Presidente da República enviou o 15.º projeto de decreto presidencial para o Parlamento e os deputados acabam de debatê-lo e aprová-lo. Com os votos favoráveis de PS, PSD, PAN e CDS, o país vai manter-se em Estado de Emergência por mais 15 dias.
As restantes bancadas mantiveram o voto das últimas renovações. BE absteve-se, enquanto PCP, PEV, Iniciativa Liberal, Chega e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra.
A grande dúvida que fica a pairar é se será este o último Estado de Emergência. O Presidente Marcelo desejaria, e esta tarde no Parlamento, também o ministro Eduardo Cabrita manifestou o seu “desejo genuíno” de que seja o último Estado de Emergência, tudo depende, vincou, “dos portugueses”.
Recorde-se que ainda esta noite, às 20h, o chefe de Estado fará uma comunicação ao país, sendo que, saliente-se, o decreto presidencial hoje aprovado na Assembleia da República é idêntico ao anterior, tendo sido alteradas apenas as datas relativas ao novo período de Emergência.