Com a tradicional dureza dos pisos na região Centro, as escolhas – e a gestão – dos pneus foi a grande prioridade dos pilotos, já a pensar nas exigentes segundas passagens, à tarde, quando as classificativas estarão mais degradadas. Pierre-Louis Loubet (M-Sport Ford), que era o último Rally1 a partir para a estrada, foi o mais rápido no primeiro troço do rali, na Lousã, com o seu companheiro de equipa, Tänak, a responder na especial seguinte, Góis, passando para a frente do rali. Vencedor em Portugal no ano passado, Kalle Rovanperä fechou a manhã com o melhor tempo no histórico troço de Arganil, embora o piloto da Toyota Gazoo esteja nesta altura no segundo lugar da geral, a 3,0s de Tänak.
Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), que era o sétimo na estrada, aproveitou para se colocar no terceiro lugar da geral, a 3,6s de Tänak, enquanto Thierry Neuville (Hyundai Shell Mobis) fecha a primeira secção de prova a 14,6s do estónio. O líder do Mundial, Elfyn Evans (Toyota Gazoo) teve naturais dificuldades ao ser o primeiro na estrada, e ao ‘limpar’ o piso para os carros seguintes, perdendo 18,0s para Tänak e estando na frente de Loubet, que teve um princípio de incêndio no seu Ford, continuando, no entanto, em prova. Mais atrasado está Esapekka Lappi (Hyundai Shell Mobis), a 26,5s da liderança, embora a segunda ronda por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta a especial de Mortágua, ainda possa alterar bastante a correlação de forças.
No WRC2, que tem em Portugal um dos pelotões mais competitivos de sempre, Adrien Fourmaux (Ford) lidera com 6,1s sobre o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda), com Oliver Solberg (Skoda) no terceiro lugar, a 6,9s do francês. Kris Meeke (Hyundai) comanda a prova do Campeonato de Portugal de Ralis, com 1m08,8s de vantagem sobre Miguel Correia (Skoda) e 1m09,4s sobre Armindo Araújo (Skoda). O finlandês Roope Korhonen (Ford) lidera o WRC3.
WRC Vodafone Rally de Portugal – Classificação após SS3
1️. Tänak / Järveoja (M-Sport Ford), 33m56.4s
2️. Rovanperä / Halttunen (Toyota), a 3.0s
3️. Sordo / Carrera (Hyundai), a 3.6s
4️. Neuville / Wydaeghe (Hyundai), a 14.6s
5️. Evans / Scott (Toyota), a 18.0s
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