A poucos dias da realização do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, a nova comissão organizadora espera “milhares de visitantes” neste regresso do evento à freguesia.
Com o objetivo de “não deixar morrer a tradição com mais de 50 anos”, os novos responsáveis pela organização quiseram recuperar o “ícone da cultura” de Lagares da Beira.
Em declarações à Rádio Boa Nova, José Pinto, um dos membros da comissão, adiantou que, “assim que foi tornado público a indisponibilidade dos Bombeiros em realizar o evento”, cinco lagarenses decidiram arregaçar as mangas e organizar o evento que “é marca no concelho de Oliveira do Hospital”.
De acordo com José Pinto, foi feita “uma abordagem à população, instituições e associações”, sendo que “a ideia foi bem recebida”. “Vimos que tinha pernas para andar, começámos a trabalhar e a dialogar com a Associação Desportiva de Lagares da Beira, Bombeiros, Câmara Municipal e Junta de Freguesia para nos organizarmos e sair com o Carnaval dia 21”, explicou.
Baseando-se nas previsões meteorológicas, José Pinto está confiante de que “o bom tempo vai chamar milhares de visitantes à freguesia que todos estimam”. O corso, que “sai do quartel dos Bombeiros e dá a volta ao aglomerado central de Lagares da Beira”, contará com cerca de 14 carros alegóricos e 300 figurinos.
Na segunda-feira, dia 20, pelas 21h00, realiza-se o tradicional Baile Chapéu. Pelas 14h30 de terça-feira, dia 21, arranca o desfile pelas ruas de Lagares da Beira e pelas 22h00 haverá um baile de encerramento com “passagem de testemunho da rainha para 2024”. Na quarta-feira, dia 22, acontecem as tradicionais “Deixas”.
“Estamos convictos e otimistas para fazer um grande Carnaval. Está garantida diversão e festa. Valerá a pena vir a Lagares da Beira”, afirmou José Pinto, lançando um último convite.