Estão de regresso as Festas do Rio Alva, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, “na magnífica praia fluvial de Avô”, concelho de Oliveira do Hospital. A organização espera uma “forte adesão” ao evento que se assume como “ponto de encontro” da população da vila, do concelho e da região.
Em entrevista à Rádio Boa Nova, Rui Almeida, vice-presidente da Associação Cultural e Recreativa da Vila de Avô, adiantou que, a esta altura, estão a ser ultimados os preparativos “da festa que começa amanhã, pelas 15h00”. Trata-se da “segunda edição das Festas do Rio Alva”, uma iniciativa que “deixou de existir há 30 anos e que era uma tradição na vila”. Foi “retomada em 2019 com a Comissão de Festas da Vila de Avô” e este ano é realizada pela Associação Cultural e Recreativa da Vila de Avô, criada em junho de 2021.
Rui Almeida revela que a organização pretende “garantir o sucesso da edição anterior“ e, por isso, o cartaz abrande “vários públicos de diferentes faixas etárias”. Com as Festas do Rio Alva, a Associação Cultural e Recreativa da Vila de Avô pretende aliar a componente musical com a componente cultural. Assim, pela conhecida praia fluvial de Avô passarão grupos culturais da vila como o Grupo de Concertinas e Cordas Princesa do Alva, a Filarmónica de Avoense e Tuna Cantares de Avô. No último dia do certame, acontecerá ainda uma segunda apresentação do livro “A Vila de Avô e Concelhos em Portugal” de António Rodrigues Gonçalves.
Na aérea musical, o destaque vai para a presença de Nel Monteiro e para artistas locais e regionais como Gabriell, Pop Vilão e a banda Sob Pressão. Para lembrar “outros tempos”, as Festas do Rio Alva proporcionam “Revive Avô”, uma noite dedicada à música dos anos 60, 70, 80 e 90. E porque a animação só termina pelas 3h00, os mais jovens poderão desfrutar de atuações de Djs como Rui Remix, Hélder Campos, Tó Patusco e Doctor Doc.
Como não poderia deixar de ser e como qualquer festa de verão, não faltarão as tradicionais “tasquinhas” com serviço de bar e restauração. Assim, os veraneantes que se desloquem à Ilha do Picoto para uns mergulhos podem usufruir já esta sexta-feira do serviço bar, a partir das 15h00.
A apenas 10 metros da água, o recinto da festa será “ponto de encontro” das gentes da região e também dos emigrantes que, a esta altura, matam saudades das suas origens.
“É uma festa para todos. Todos serão bem-vindos”, lança o convite Rui Almeida que espera que a iniciativa “seja um sucesso” para ser repetida “para o ano com muito mais e melhor”.