Subiu para 175 o número de casos ativos de Covid-19 no concelho de Oliveira do Hospital. Desde a última atualização feita pelo Município de Oliveira do Hospital em 30 de dezembro, 81 pessoas foram dadas como recuperadas, uma pessoa morreu e 83 contraíram a doença.
Numa comunicação em vídeo, feita esta tarde, o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital voltou a substituir o presidente José Carlos Alexandrino , infetado com Covid-19, mas que “se encontra em boa recuperação”.
Na análise aos números, José Francisco Rolo informou que o concelho tem “175 casos ativos”, notando um “acréscimo de dois novos casos” desde a última comunicação e o registo de 361 recuperados desde o início da pandemia. “Temos a assinalar mais um óbito, lamentavelmente”, prosseguiu o vice-presidente que, em nome do Município, apresentou as condolências à família”. Desde o início da pandemia, o concelho regista oito óbitos devido à Covid-19.
A comunicação de hoje fica marcada por um novo ponto pelo facto de o concelho passar a integrar o grupo de concelhos com nível extremamente elevado de contágio de Covid-19. Explicou o responsável que, nesta altura, com 175 casos ativos, a projeção do concelho para um universo de 100 mil habitantes é de 966 casos. “Este índice pode gerar especulação, mas é com base neste índice que a Direção Geral de Saúde avalia o grau de perigosidade dos concelhos”, explicou.
José Francisco Rolo alertou que a “nova condição” do concelho obriga a “um conjunto de restrições nos comportamentos, a horários de confinamento e recolher obrigatório, obviamente com impacto negativo na economia local”.
Na distribuição geográfica dos 175 casos, o vice-presidente fez referência “ao crescimento de casos em Avô (47), Nogueira do Cravo (40) e União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços (37), associados a surtos em instituições de solidariedade social”. Nas restantes freguesias: Bobadela (2), Lourosa (5), Lagares da Beira (6), Meruge (2), Seixo da beira (9), Travanca de Lagos (2), UF de Ervedal e Vila Franca da Beira (5), UF de Lagos e Lajeosa (4) e UF de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira (8). A esta altura há quatro freguesias sem casos ativos: Aldeia das Dez, Alvôco de Várzeas, S. Gião e UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.
Desde o inicio da pandemia, o concelho de Oliveira do Hospital regista 544 casos acumulados de Covid-19. José Francisco Rolo nota também o ritmo de recuperados (total de 361) que tem sido “ascendente”. Sobre os casos ativos, o vice-presidente disse que “é preciso reduzir estes números”. Sublinhou que 97 casos positivos são de utentes e colaboradores de IPSS e que há 10 pessoas internadas. José Francisco Rolo desejou uma rápida recuperação, relembrando a linha de apoio Covid-19 disponibilizada pelo Município: 238 605 268/9.
“Felizmente iniciou-se o processo contra a Covid-19. Os profissionais de saúde já foram vacinados. Iniciou-se hoje o processo de vacinação nos lares. É uma medida positiva”, concluiu, desejando um “bom ano com saúde”. “Protejam-se. Vamos reduzir os números da pandemia”, sustentou.