Mais de 450 operacionais da região de Coimbra estiveram presentes na noite da passada sexta-feira, 28 de novembro, em Oliveira do Hospital, no jantar de convívio DECIR 2025, evento que a marca o encerramento da época do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Para o presidente da Câmara Municipal, “foi uma honra e uma distinção” receber este encontro de confraternização “depois de um verão difícil e exigente”. José Francisco Rolo aproveitou o momento para “um justo” agradecimento público aos bombeiros e a todas as entidades que integram o DECIR.
O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Luis Tavares, recordou “o verão atípico e muito quente” vivido recentemente e, a propósito do incêndio que atingiu o concelho de Oliveira do Hospital, afirmou que “fizemos o nosso melhor, porque juntos somos mais fortes na Região de Coimbra”.
Este convívio, organizado anualmente, é considerado um momento de partilha de experiências e amizade e tem contribuído, ano após ano, para a união dos agentes e serviços envolvidos no Dispositivo.
O encontro de encerramento do DECIR 2025 foi organizado pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra e do Município de Oliveira do Hospital.
Integram o DECIR elementos das corporações de bombeiros da região de Coimbra, técnicos da CIM Região de Coimbra e dos serviços municipais de proteção civil e gabinetes florestais das câmaras municipais, ICNF, GNR – EMEIF / UEPS, técnicos e operadores da AFOCELCA e da ADESA e operadores de telecomunicações e colaboradores do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra.



























