O Centro Comunitário de Lagares da Beira acolhe, de 22 de abril a 2 de julho, o Pólo da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia 2023, com a presença de obras de três dezenas de artistas e exposições que colocam o Município de Oliveira do Hospital no centro dos eventos internacionais de arte.
A inauguração do Pólo de Oliveira do Hospital da Bienal Internacional de Artes de Gaia 2023 | Bienal de Causas decorre no Centro Comunitário de Lagares da Beira, no sábado, dia 22 de abril, às 16h00, com a presença de artistas a expor entre abril e julho.
O Pólo de Oliveira do Hospital da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia 2023 reúne obras de 32 artistas convidados. A maioria são de nacionalidade portuguesa, quatro artistas europeus e uma artista da América do Sul.
Abarcando uma grande diversidade de suportes, materiais e técnicas, as obras em exposição no Centro Comunitário de Lagares da Beira pretendem revelar e consagrar artistas locais e regionais. Alguns dos artistas presentes participam pela primeira vez numa bienal de Arte.
Em questões formais e estéticas, o Pólo de Oliveira do Hospital da Bienal de Gaia reúne obras de carácter abstrato e figurativo, em diferentes níveis de realismo e abordagens próximas do hiper-realismo e expressionistas, inclusive na escultura.
A pintura a acrílico e a técnica mista são as técnicas com maior representação, numa diversidade de meios riscadores no desenho, aguarela e gravura. Na escultura, há lugar para o bronze tradicional, escultura com objetos e uma “escultura sonora”.
Neste evocativo às artes, o Município de Oliveira do Hospital foi escolhido pela organização para Pólo dinamizador do certame por questões geográficas, uma vez que está situado no centro do país, faz fronteira com cinco concelhos e tem ligação a três distritos.
Conscientes de que a arte pode mudar Oliveira do Hospital, e o mundo, e contribuir de forma positiva para a vida das comunidades, através de registos de mudança e de adaptação nas maneiras de sentir, pensar e agir, a escolha do Centro Comunitário de Lagares da Beira para acolher o certame nasceu de uma visão conjunta de descentralização, partilhada entre o Município e a curadoria da Bienal.
Note-se que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a afirmar-se progressivamente, e a ganhar protagonismo, em dinâmicas regionais e em múltiplos domínios do desenvolvimento. Quer na criação de oportunidades de enriquecimento cultural, como nos mais diversos meios e palcos na Região de Coimbra e no país.
Na área artística e cultural, Oliveira do Hospital tem vindo a criar marcas identitárias. Exemplos disso são, entre outros, o Festival Cultural “Origens” ou o Festival de Artes Plásticas “Montanhas de Arte”.
De 22 de abril a 2 de julho, no Pólo de Oliveira do Hospital da 5.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia | Bienal de Causas são dadas respostas aquilo que se espera da Arte enquanto melhor representação e maior expressão do sentimento humano e ao papel e função da Arte, enquanto arma de defesa e de refúgio.
De igual modo, vai ser mostrada a Arte como elemento integrante de um meio pacato como o de Oliveira do Hospital, onde os ritmos de trabalho ainda permanecem ligados à natureza e a tradição continua a ser determinante, ao mesmo tempo que se procuram novas perspetivas, horizontes mais largos e a criação de marcas locais com posição nacional.