A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou ontem, em reunião pública, protocolos com entidades e associações do concelho, de cedência de equipamentos municipais, com vista a facilitar e a incentivar a prática desportiva.
As propostas, aprovadas por unanimidade, visam a constituição de 16 protocolos com entidades e associação desportivas do concelho, vigoram durante a época 2022/2023 e traduzem-se ainda na atribuição de apoios financeiros de valor global de cerca de 10 mil euros mensais.
O Município de Oliveira do Hospital, reconhecido Município Amigo do Desporto, assume a missão de intervir no desenvolvimento social, educativo e recreativo do concelho, de forma integrada, através do desporto.
Um dos aspetos fundamentais no apoio ao associativismo desportivo e de incentivo à prática de desporto, é a cedência, mediante protocolo, da utilização de equipamentos municipais, por forma a beneficiar os utilizadores e as entidades promotoras.
O Município de Oliveira do Hospital enaltece a aproximação entre as várias entidades concelhias e assume a responsabilidade social, em estreita colaboração com o movimento associativismo, as escolas e outras entidades, da criação de condições de facilitação do acesso à prática desportiva.
Face à grande dinâmica desportiva existente no concelho, e ao elevado interesse em promover e fomentar a prática da atividade física, particularmente junto das camadas mais jovens e nas diversas vertentes, os acordos têm em conta a utilização de equipamentos desportivos, para a dinamização de aulas de Educação Física, Natação, Hidroginástica, Futsal, ParaHóquei, Hóquei em Patins, Patinagem Artística, entre outras modalidades.
Os protocolos aprovados são de interesse público para o concelho e estabelecidos com Instituições Particulares de Solidariedade Social de Apoio (IPSSs), estabelecimentos escolares, clubes e juntas de freguesia, cujo desenvolvimento da prática desportiva integra nos grupos, crianças, jovens, estudantes, atletas, pessoas portadoras de deficiência e população sénior.
São beneficiados com estes acordos, a Adeptoliva, o CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital, o AEOH- Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a ARCED, a ARCIAL, Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, o Centro Social de Aldeia das Dez, Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira e o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.
Estão ainda incluídos, a ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, a FAAD – Fundação Aurélio Amaro Diniz, a Associação Desportiva OHSports, a Obra Dona Josefina da Fonseca, Obra Eugénio Monteiro de Brito, a Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense e a Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.