O concelho de Oliveira do Hospital regista, a esta altura, cinco casos ativos de Covid-19. Desde a passada terça-feira, dia 2, surgiu um novo infetado e três pessoas recuperaram.
Desde o início da pandemia, Oliveira do Hospital acumula 1204 casos, dos quais 1168 recuperaram, cinco estão ativos e 31 não resistiram à doença.
Os dados foram avançados, esta tarde, por José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, na habitual comunicação feita em vídeo e divulgada nas redes sociais.
De acordo com o autarca, neste momento, não há cidadãos do concelho internados nos hospitais devido à Covid-19. Os cinco casos ativos distribuem-se pelas freguesias de Avô (1), Bobadela (1), UF Lagos da Beira e Lajeosa (1) e UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços (2).
“Tal como o país, atravessamos uma fase de menor número de casos ativos”, disse José Carlos Alexandrino, relembrando que “Oliveira do Hospital esteve muito perto dos 300 casos ativos”. Visualizando o mapa relativo à evolução epidemiologia no concelho, o presidente constata que “estamos perto dos zero casos” e esse “é o objetivo”, uma vez que “tem havido dias sem registo de novos de infetados”.
Por outro lado, o autarca reforça que é necessário continuar a adotar as medidas de proteção individual.
“Não devemos ter um entusiasmo muito grande por parecer que já não temos o vírus no concelho. Isso não é verdade. É verdade que já não há transmissão comunitária mas ainda temos casos. O concelho de Oliveira do Hospital não está fechado, por isso outras pessoas podem trazer o vírus. O objetivo é claro: ficar sem casos em Oliveira do Hospital. E isso depende de nós. É um esforço que temos que fazer para defender a saúde de todos”.