O selo do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP – “Borrego à Mesa”, na porta de entrada de 21 restaurantes, de Norte a Sul do concelho de Oliveira Hospital vai ser o convite à degustação do borrego assado com batata dourada, acompanhado com grelos, que passa a ser assumido pela Câmara Municipal como “o prato que identifica o concelho”.
Este é o objetivo da autarquia liderada por José Francisco Rolo que, esta tarde, procedeu à apresentação da primeira edição do Festival “Borrego à Mesa” que vai decorrer nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro e que passará a ser realizado anualmente.
O restaurante “Panela de Ferro”, na zona histórica de Oliveira do Hospital, foi o cenário escolhido para o lançamento da iniciativa e é um dos espaços de restauração onde o borrego vai estar à mesa, no fim de semana que se aproxima.
Assado, de caldeirada, ensopado ou grelhado, ou no modo arroz de fressura, são as várias formas de preparação da iguaria que os clientes podem encontrar no concelho, sendo que as atenções se centram no que é assado, com batata dourada e acompanhado com grelos. “Não há qualquer dúvida de que este é o prato típico de Oliveira do Hospital e que identifica o concelho”, começou por referir a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Do mesmo modo, Graça Brito, identificou a tigelada como o “doce de identidade de Oliveira do Hospital”, tal como também o é o “Queijo Serra da Estrela, o requeijão, o doce de abóbora ou a marmelada para os mais gulosos”.
Para o presidente da autarquia esta é mais uma iniciativa “que promove os produtos locais de qualidade”. No caso concreto, José Francisco Rolo, sublinhou que o Festival pretende “promover o Borrego Serra da Estrela DOP e estimular o comércio e a ida aos restaurantes do concelho”.
Num convite às gentes da região de Coimbra, mas também das Beiras e Serra da Estrela, Viseu e Dão Lafões, o autarca oliveirense desafiou a virem e a descobrirem Oliveira do Hospital “através dos seus restaurantes com o borrego à mesa”.
De sexta-feira a domingo, o Borrego Serra da Estrela DOP vai ser o “rei” no concelho oliveirense. A puxar pelo conceito de Slow Food, Rolo convidou à descoberta de Oliveira do Hospital através do festival. “Desfrutem com gosto, descontraidamente e com o bom vinho do Dão”, sublinhou, aludindo também à possibilidade de alojamento no concelho.
O Município de Oliveira do Hospital parte para a realização do Festival “Borrego à Mesa” também com o objetivo de “valorização deste património gastronómico”, e por várias vezes ameaçado como aconteceu por ocasião dos incêndios de 2017, com uma perda significativa do efetivo animal. Neste domínio, José Francisco Rolo, saudou o trabalho desenvolvido pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) que “operou um grande milagre” com o Centro de Recria, conseguindo repor o efetivo animal.
Um resultado positivo, que Manuel Marques, presidente da ANCOSE também atribui à Câmara Municipal, de modo particular ao seu presidente, pelo trabalho que tem feito em prol dos pastores. “Repusemos 2500 animais”, referiu o dirigente.
A realização do festival mereceu, hoje, também o aplauso do grão mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela DOP. “Prova a sensibilidade do Município em relação a estes assuntos”, afirmou Pedro Couceiro, considerando que “devemos ter sempre memória dos nossos antepassados” .