Portugal adquiriu, este ano, três milhões de vacinas contra a gripe, anunciou esta sexta-feira a diretora-geral da Saúde.
“O país nunca teve tantas vacinas contra a gripe como este ano”, sublinhou, numa conferência de imprensa onde se faz um ponto de situação sobre a vacinação contra a gripe e contra a Covid-19.
A vacinação contra a gripe arrancou no passado dia 27 de setembro, nos lares e, até ao momento, já foram inoculadas 130 mil vacinas, “63 mil das quais em pessoas com 80 ou mais anos de idade”, precisou Graça Freitas.
“Outra prioridade são as grávidas”, adiantou.
Quanto à Covid-19, a responsável afirma que a vacinação “é inequivocamente um sucesso” no país.
Graça Freitas adianta que os estudos têm indicado que, com o passar do tempo, “há uma atenuação” da proteção contra a Covid-19, “sobretudo em alguns grupos”. Por isso mesmo, foi tomada a decisão de dar uma dose de reforço a imunocomprometidos e a pessoas com 65 ou mais anos.
Graça Freitas anunciou também que a DGS está a aguardar indicação da Organização Mundial da Saúde para a co-administração das duas vacinas ao mesmo tempo (uma decisão que poderá ser conhecida hoje ou no decorrer dos próximos dias).
Até lá, a vacinação contra a gripe e com terceiras doses contra a SARS-Cov-2 será feita “num sistema misto”, entre centros de saúde e postos de vacinação, com 14 dias de intervalo.
Com: Notícias ao Minuto