O produto nobre da pastorícia é rei na 46ª. edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, que acontece no Mercado Municipal de Seia, entre 18 e 21 de fevereiro.
Uma feira que nasceu há 45 anos, pela vontade de valorizar o que de melhor neste território se produz, assente no Queijo Serra da Estrela, na sua cadeia de valor e dos seus agentes diretos. Com forte expressão no concelho, o setor agroalimentar do queijo assume um importante papel no plano regional e nacional, com o concelho de Seia a alavancar a região como um dos maiores produtores de queijo de ovelha.
A pastorícia, que está na base deste produto, é representada na Quinta do Pastor, com a ovelha Serra da Estrela a assumir lugar de destaque e onde se pode assistir à sua ordenha.
Este é também o momento anual para os pastores apresentarem os seus melhores exemplares, no Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.
Na feira será, igualmente, possível conhecer o fiel companheiro do pastor, o Cão Serra da Estrela, numa mostra assegurada pela LICRASE – Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela.
Do pastoreio, às queijeiras – guardiãs de um saber ancestral que por estes dias trazem o seu produto à feira. O Queijo Serra da Estrela ocupará o núcleo central da feira, no Mercado Municipal, ao qual se associam outros produtos locais, de sabor aprimorado, como sejam o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel.
Na área circundante ao mercado, a oferta de artesanato é variada, numa mostra que conta com a parceria da Associação de Artesãos da Serra da Estrela. As demostrações culinárias “cozinha ao vivo”e as tasquinhas de ‘comes e bebes’, do associativismo local, proporcionarão excelentes momentos de degustação e convívio.
Numa aliança entre a tradição secular, a criatividade e a inovação, a Feira do Queijo contempla ainda sessões de “dicas e saberes”, uma dedicada ao queijo da serra com vinho, pela Estrelacoop, e outra sobre azeite, pelo azeitólogo Francisco Ataíde Pavão.
No decorrer da feira é, ainda, possível assistir à produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia (segunda-feira) e à produção de enchido ao vivo (terça-feira), num processo que irá envolver vários produtores do concelho.
Para os quatro dias, como é habitual, foi desenhado um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo concelhio (bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos.
A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (Licrase), a Ancose, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal.
O certame abre todos os dias às 10h e termina às 20h, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h.