Em Aldeia das Dez está a decorrer, durante este mês de dezembro, a iniciativa “Natal é na Aldeia das Dez” no âmbito do programa “+ Aldeia” que está a ser dinamizado pela Junta de Freguesia, liderada por Carlos Castanheira.
Para além de desafiar a população a embelezar a aldeia com motivos natalícios, tornando-a ainda mais atrativa aos visitantes e turistas que por ali passam, a iniciativa dá um novo fôlego às tradições locais, abrindo as portas da emblemática “Casa do S” a artesãos, produtores e conhecedores da gastronomia que caracterizam a localidade e de que são exemplo as cavacas e os coscorões. Tem estado a acontecer assim em cada fim de semana de dezembro.
Joana Alves, tesoureira da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez também meteu mãos à obra na feitura das decorações natalícias e , esta manhã, na Rádio Boa Nova, também destacou o sucesso em torno da iniciativa que está a decorrer na “Casa do S”.
Paula Frade, habitante de Aldeia das Dez e investigadora em Patrimónios Culturais Imateriais, está desde a primeira hora ao lado da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez nesta missão de valorização e preservação dos “saberes fazeres que se podem perder”.
Na “Casa do S” estão representados cerca de uma dezena de artesãos e produtores. Criadora da marca “Miladouce” de acessórios para bebés e crianças, Melanie Ary acedeu ao desafio que lhe foi lançado e garante que o resultado está a ser muito positivo. Para além de expor e vender os seus artigos, Melanie convive com os artesãos locais e toma contacto com as tradições de Aldeia das Dez.
Rica em tradições, Aldeia das Dez é uma freguesia que se distingue pelas suas paisagens verdejantes e floridas é, por isso, também conhecida como Aldeia das Flores e Aldeia Miradouro. A integrar a Rede das Aldeias do Xisto, a freguesia conta com uma unidade hoteleira e vários espaços de alojamento e é um local de passagem de muitos turistas. É também conhecida pelo seu património religioso, nomeadamente o Santuário de Nª Srª das Preces, localidade em Vale de Maceira.
Aceda aqui à conversa na íntegra>>>