O Município de Oliveira do Hospital entregou uma nova viatura elétrica ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, destinada a “reforçar os cuidados de saúde domiciliários prestados à população do concelho”.
Segundo nota da autarquia, as chaves foram entregues em mão pelo Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, aos médicos Rui Ferreira, coordenador da UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Rui Pedro Loureiro, coordenador da USF – Unidade de Saúde Familiar Terras D’Ulvária; e à médica da Unidade de Saúde Pública, Maria Guiomar Sarmento.
O momento simbólico decorreu junto nas instalações provisórias do Centro de Saúde, no passado dia 31 de janeiro, também com a presença do vereador do pelouro da Saúde, Nuno Ribeiro.
Esta nova viatura elétrica afeta ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital representa “mais um reforço significativo no apoio às equipas de saúde, contribuindo para a prevenção da doença, a reabilitação e uma resposta mais célere e eficiente às necessidades dos munícipes”, nota o Presidente do Município de Oliveira do Hospital. “Fica ao serviço dos profissionais de saúde para dar mais respostas, mais próximas e mais eficazes, aos cidadãos”, frisa o autarca, recordando que, já em 2021, a Câmara Municipal tinha entregue uma primeira viatura elétrica àquela unidade de saúde.
José Francisco Rolo sublinha que, “além de reforçar a capacidade de resposta, o novo equipamento vai permitir um apoio e cuidados mais próximos e eficazes aos nossos concidadãos, e sobretudo à população residente nas áreas periféricas do município”. “Permite aumentar o acesso aos cuidados de saúde e ir ao encontro, sobretudo das necessidades dos utentes dependentes que encontram dificuldade em se deslocar ao centro de saúde”, explica.
Sublinhando que “os cuidados de saúde assumem, cada vez mais, uma importância central nas responsabilidades da autarquia”, o Presidente José Francisco Rolo recorda que estão em curso as obras de remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros.
As condições assistenciais na saúde à população do concelho, e de toda a região, estão também reforçadas desde meados de janeiro com a abertura do novo Centro de Atendimento Clínico no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), com um horário de funcionamento das 18:00 às 08:00 nos dias úteis e durante 24 horas aos fins de semana e feriados.
“Atento às necessidades da população”, o Município de Oliveira do Hospital tem concretizado “uma aposta nos cuidados de saúde de proximidade aos cidadãos, de que é exemplo a criação da Unidade Móvel de Saúde, em parceria com a FAAD, que desde final de 2012 disponibiliza cuidados de saúde primários às populações das aldeias das freguesias de S. Gião, Aldeia das Dez e Lourosa”.
O veículo elétrico agora entregue ao Centro de Saúde, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi atribuído ao Município de Oliveira do Hospital pelo Ministério da Saúde no passado mês de dezembro, numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Já em 2021, a autarquia tinha entregue uma primeira viatura elétrica, ao abrigo do projeto “Região de Coimbra +PROXIMIDADE”, que uniu a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, os seus municípios, a ARS Centro e os Agrupamentos de Centros de Saúde.