O Município de Seia associa-se à Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha – #SEI2025, que decorre de 3 a 11 de maio, através de várias ações educativas e de intervenção ambiental, com foco no combate à Acácia dealbata (mimosa), uma das espécies invasoras mais disseminadas na região.
Sob o mote “Quem olha só para uma árvore, perde a visão da floresta: espécies invasoras e o declínio da floresta”, as atividades integram sessões de sensibilização dinamizadas pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), seguidas de ações práticas de controlo de mimosas na Mata do Desterro e em áreas adjacentes a estabelecimentos escolares.
O programa inicia-se a 3 de maio (sábado), entre as 10h e as 16h, com uma sessão no CISE, conduzida por Elizabete Marchante, investigadora da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, e com uma ação de controlo de mimosas na Mata do Desterro. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 2 de maio, através do CISE (telefone 238 320 300 ou email cise@cise.pt).
Durante a semana, o CISE e o Município de Seia promovem ainda ações nas escolas da região, nomeadamente nas escolas básicas de Gouveia (dia 6) e Lagares da Beira (dia 7) e nas Escolas Básicas Dr. Abranches Ferrão, de Tourais Paranhos e Escola Secundária de Seia (dia 8).
A Semana SEI 2025 tem por objetivo a preservação da floresta autóctone e controlo das espécies invasoras, sendo promovida em Seia pelo Município de Seia, CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Biblioteca Municipal, com a colaboração e apoio do Movimento Estrela Viva e Projeto aBEIRAr, da Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela.