A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a apoiar os alunos economicamente carenciados do concelho que frequentam estabelecimentos de ensino superior público.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino refere que “atribuição das bolsas de estudo atingiu, este ano, os 50 mil euros, o valor limite orçamentado para a concessão no ano 2018/2019”.
Atendendo às dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, a Câmara Municipal pretende, com este investimento na Educação, “contribuir para que os jovens residentes no concelho possam prosseguir os seus estudos no ensino superior e continuar com a sua formação académica, independentemente da sua condição económico-financeira”
“No âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, foram atribuídas no presente ano letivo um total de 47 bolsas de estudo, onde se incluem 5 bolsas de mérito escolar destinadas a estudantes do ensino secundário e do ensino superior com aproveitamento escolar excecional. Assim, o apoio para as bolsas de cariz social cifra-se em 46.250 euros e no caso das de mérito excecional o valor é de 3.750 euros”, refere o comunicado.
Nos últimos nove anos, o Município de Oliveira do Hospital atribuiu “390 bolsas de estudo para o ensino superior”, num investimento que “ascende aos 360 mil euros”.
“A bolsa de estudo de cariz social é uma prestação pecuniária no montante máximo de 30% da retribuição mínima mensal garantida em vigor, para comparticipação nos encargos decorrentes da frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente desfavorecidos do Concelho de Oliveira do Hospital”, explica a autarquia.
Para além do objetivo de estimular a frequência do ensino superior e a continuidade do percurso académico, a atribuição de bolsas de estudo “visa também a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando-se assim um desenvolvimento sustentado”.