A morte de Joana Mendes, com 45 anos, enfermeira no Hospital de Nª Srª da Assunção, em Seia, que durante vários anos integrou a equipa da SIV (Suporte Imediato de Vida) de Seia está a gerar muita consternação entre os familiares, amigos e os muitos conhecidos. O INEM e a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Seia) já expressaram o seu lamento.
Natural de Vila Verde, no concelho de Seia, Joana Mendes faleceu ontem à noite (7), vítima de doença prolongada do foro oncológico.
Durante a sua atividade profissional, Joana destacou-se pela sua dedicação, empenho e amabilidade para com todos os que se cruzaram consigo.
O falecimento da jovem enfermeira está a ser visto como uma “perda irreparável” no seio da comunidade.
“É com profunda tristeza que o INEM e todos os seus profissionais se despedem da Enfermeira Joana Mendes. A Joana colaborou vários anos com o Instituto, principalmente ao serviço da Ambulância de Suporte Imediato de Vida de Seia”, refere o Instituto Nacional de Emergência Médica numa nota de pesar . “Deixa no INEM uma legião de amigos e muitas saudades. Obrigado por tudo o que nos deixaste. Descansa em paz”, acrescenta ainda.
Do mesmo modo, a Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa já manifestou “o seu profundo pesar” pelo falecimento de Joana, “uma cidadã exemplar e uma profissional dedicada que serviu a nossa comunidade com grande empenho e humanidade”.
“Neste momento de dor e consternação, dirigimos as nossas mais sentidas condolências à família, amigos e colegas, reconhecendo o impacto positivo que a Enfermeira Joana teve na vida de tantas pessoas em Seia e na nossa região. A sua dedicação e altruísmo deixam uma marca indelével em todos aqueles que tiveram o privilégio de a conhecer e de receber os seus cuidados”, lê-se na nota de pesar.
Desde o anúncio da sua morte têm sido muitas as manifestações de lamento e pesar pela perda de Joana que deixa uma filha menor.
O velório da enfermeira decorre hoje desde as 17h00 na Capela de Santo António, em Vila Verde. As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, dia 9, pelas 11h00, no mesmo local, findas as quais irá a cremar no Crematório de Mangualde.