A conhecida professora de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e coordenadora do programa “A Escola e o Meio” da Rádio Boa Nova, faleceu esta quinta-feira, aos 60 anos, na sequência do agravamento do seu estado de saúde.
Acarinhada por toda a comunidade educativa no concelho e pessoa ímpar na região pelos seus conhecimentos Célia Lourenço há já vários anos que vinha a lutar contra um grave problema de saúde.
Nos últimos 11 anos a “professora Célia”, como era carinhosamente tratada pelos seus alunos, comandou semanalmente, o programa da Rádio Boa Nova, que dá voz aos projetos, iniciativas e informação de relevo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, e por onde também passaram dezenas de entrevistados. No último ano, e por se encontrar mais fragilizada, deixou a coordenação do programa, assim como a sua atividade docente.
Entre todos era conhecido o gosto que tinha por Oliveira do Hospital e, em particular, pela freguesia de Aldeia das Dez e a localidade de onde é natural, do Goulinho. Deixa várias publicações na imprensa regional sobre a sua terra, o concelho e a região.
Enquanto docente, Célia Lourenço liderou vários projetos no âmbito da sua disciplina e esteve à frente da várias atividades promovidas dentro e fora da escola.
Nesta altura, a Rádio Boa Nova associa-se ao momento de dor por que está a passar família e pessoas próximas de Célia Lourenço e, apresenta as mais sentidas condolências, pela sua inestimável perda no seio da comunidade oliveirense.
O corpo de Célia Lourenço vai repousar em câmara ardente na Capela de São Paulo – Goulinho a partir das 08h30 de amanhã, dia 4 de agosto. O funeral realiza-se pelas 16h30, na referida Capela, seguindo para o Santuário de Nª Srª das Preces, em Vale de Maceira onde decorrerão as cerimónias fúnebres pelas 17h00. O corpo segue depois em cortejo fúnebre para o Crematório de Mangualde.