Quinta-feira, Dezembro 17, 2020
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação / Destaques
  • Contactos
Rádio Boa Nova - De Oliveira do Hospital para todo o mundo.
  • Início
  • Informação
  • Desporto
  • Região
  • Politica
  • Cultura
  • PODCASTS
  • Vídeos
  • Mais
    • Programas
    • Nacional
    • Educação
    • Opinião
    • Sociedade
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova - De Oliveira do Hospital para todo o mundo.

Ministro do Ensino Superior considera “boa ideia” a passagem da ESTGOH para EB1 da cidade. Hotel S. Paulo poderá ser convertido em residência para estudantes

11 Dezembro, 2020
em Destaque, Educação, Informação, Última Hora, Vídeos
min leitura3 min
161
PARTILHAS
1.8k
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

O Ministro da Ciência, Tecnologia e e Ensino Superior, Manuel Heitor, considerou esta tarde que a instalação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) na EB1 da cidade é “uma boa ideia” e que será desenvolvido trabalho para “identificar as fontes de financiamento”.

“Eu nunca  vi uma boa ideia que não tenha financiamento”, afirmou hoje o governante, admitindo que “não há um cofre cheio de notas”, mas que é preciso “procurá-lo”.

Acompanhado na visita à ESTGOH por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Manuel Heitor defendeu que é preciso “ir buscar o financiamento”. “Esta é uma boa ideia e cá estamos a trabalhar para identificar as fontes de financiamento. Estamos a planear o plano plurianual de financiamento europeu”, disse ainda o governante que, na visita à ESTGOH pretendeu “reconhecer o trabalho feito, mas também ajudar a projetar o futuro com mais conhecimento, com mais inovação”. Manuel Heitor considerou ainda que “o ensino superior não são só instalações”. “Vimos aqui pessoas muito mobilizadas. Estamos aqui para garantir que as instalações são sempre melhores”, observou.

Leia também

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

Polícia Judiciária deteve homem de 47 anos suspeito dos crimes de violação e de violência doméstica sobre a própria mãe

17 Dezembro, 2020
Rádio Boa Nova concluiu processo de integração no portal sapo.pt

Rádio Boa Nova concluiu processo de integração no portal sapo.pt

16 Dezembro, 2020

Num ano em que a ESTGOH atingiu o limite de 605 alunos, o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) referiu, esta tarde, que a solução para a ESTGOH tem vindo a “ser adiada há alguns anos”, mas é chegada a altura em que “ela é obrigatória”.

“Precisamos, obrigatoriamente, de ter onde colocar os alunos em termos de espaço escola, mas também em termos de alojamento. Estamos aqui todos para tentar encontrar uma solução que dignifique o ensino superior na Beira Serra e o trajeto que esta escola tem feito dentro do panorama de ensino superior e captação global de alunos desde as ilhas a todo o continente”, afirmou Jorge Conde, defendendo que é preciso “tentar resolver o problema no mais curto espaço de tempo possível”.

A recordar a “ofensiva para fechar esta escola” e a lembrar que “houve quem não a deixasse fechar”, o presidente do Município de Oliveira do Hospital defendeu a ideia de instalar a ESTGOH no edifício da EB1 da cidade (espaço fica livre com a construção do Campus Educativo), no âmbito de um projeto que prevê a melhoria do espaço.

“É possível encontrar financiamento para o projeto de dois milhões de euros. Devemos começar já a trabalhar nesse projeto. A escola fica no meio da cidade, o que é um ganho para a cidade, e este espaço pode servir de retaguarda e apoio à ESTGOH”, explicou José Carlos Alexandrino.

Através de protocolos que venham a ser estabelecidos entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e o IPC, o autarca oliveirense espera ainda “resolver o problema da residência” para os estudantes. “Há aqui empenho da parte da Câmara e assumimos compromisso de ajudar a encontrar residência para estudantes e de começar a trabalhar o projeto da nova escola, para chegar aos fundos comunitários, porque estas instalações já não dignificam o ensino politécnico, o ensino superior, o concelho de Oliveira do Hospital, nem a região”, afirmou.

blankEsta tarde, o autarca anunciou ter iniciado conversações com a proprietária do Hotel S. Paulo (está desativado), que é a presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Dulce Pássaro, e com o presidente do IPC, para reconverter o Hotel S. Paulo em residência.

“É possível em conjunto construir-se ali uma residência, mantendo-se os donos do Hotel. Podemos melhorar globalmente as instalações onde se ensina e onde os alunos possam viver e possam ter quartos relativamente baratos”, afirmou o autarca

blankAna Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, verificou esta tarde que “a visita mostra que o IPC precisa de uma escola nova em Oliveira do Hospital”. “Para isso acontecer tem que ter o acordo do senhor Ministro. O senhor Ministro politicamente dá o acordo. A vontade existe. Há o envolvimento do senhor presidente da Câmara”, observou a governante, defendo que a ESTGOH deve ficar situada “num local central”.

“Queremos uma cidade vivida em que os jovens vivam e em que a sua existência também estimula a atividade económica”, disse Ana Abrunhosa, notando que “os fundos comunitários existem não para os edifícios, que são instrumentais, mas para que a partir desses edifícios possamos ter ensino de qualidade”.

Numa visita em que desafiou o município oliveirense a “avançar já” com o projeto para a readaptação do edifício da EB1, Ana Abrunhosa clarificou que “faltam fundos quando não há uma vontade e estratégia”. “Não há melhor uso dos fundos comunitários do que projetos como estes, que promovem a coesão e a vinda de jovens para este território”.

Também a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno acompanhou os governantes na visita à ESTGOH.

Anterior

Sampaense defronta o Desportivo da Póvoa este sábado

Seguinte

EPTOLIVA vence pela 2ª vez consecutiva a”Mostra Nacional de Jovens Empreendedores”

Seguinte
EPTOLIVA vence pela 2ª vez consecutiva a”Mostra Nacional de Jovens Empreendedores”

EPTOLIVA vence pela 2ª vez consecutiva a"Mostra Nacional de Jovens Empreendedores"

Em jogo da Proliga de Basquetebol, Sampaense perde na Póvoa por 99-55

Em jogo da Proliga de Basquetebol, Sampaense perde na Póvoa por 99-55

DESCARREGUE A NOSSA APP

blank blank
blank

AS MAIS LIDAS

  • Oliveira do Hospital mantém-se com 32 casos ativos. Um novo caso e um recuperado nas últimas horas

    Oliveira do Hospital com 82 casos ativos de Covid-19. Cinco pessoas estão internadas e 259 em isolamento

    483 partilhas
    Partilhar 193 Tweetar 121
  • Acidente na EN17 provoca um morto e um ferido

    374 partilhas
    Partilhar 150 Tweetar 94
  • Entre “13 a 14 alunos” testaram positivo no AEOH. Uma turma do 1º CEB foi encerrada. Quatro professores e nove funcionários estão em isolamento

    313 partilhas
    Partilhar 125 Tweetar 78
  • Número de casos de Covid-19 em Oliveira do Hospital pode duplicar em 10 dias. Especialista alerta para “taxa muito elevada de contágio no concelho”

    309 partilhas
    Partilhar 124 Tweetar 77
  • Oliveira do Hospital com mais um óbito por Covid-19. Casos ativos já serão mais de 100

    258 partilhas
    Partilhar 103 Tweetar 65
  • Colisão rodoviária mobiliza 20 operacionais na Venda da Esperança

    229 partilhas
    Partilhar 92 Tweetar 57

PODCASTS

blank

Pub

https://www.youtube.com/watch?v=0jB6IrGbUiA
blank

Opinião

Portugal já terá passado pico da 2ª vaga da pandemia e encontra-se na fase do planalto (vídeo)
Destaque

Número de casos de Covid-19 em Oliveira do Hospital pode duplicar em 10 dias. Especialista alerta para “taxa muito elevada de contágio no concelho”

por redacao
10 Dezembro, 2020
0

Carlos Antunes, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa alertou, esta tarde, para a possibilidade de...

Ler mais
Portugal já terá passado pico da 2ª vaga da pandemia e encontra-se na fase do planalto (vídeo)

Especialista Carlos Antunes pede “cautela e precaução” para que Oliveira do Hospital não chegue ao “nível amarelo” de contágio

4 Dezembro, 2020
Ca$h Resto Z€ro: Vítor Neves olha para o Carnaval do AEOH e para o “lado nobre, distinto e privilegiado dos professores”

“Ca$h Resto Z€ro: “Ajudar o interior é mais do que nunca, ajudar as pessoas a ficar. A ficar no interior, a vir ao interior, a ser no interior”

27 Novembro, 2020
Portugal já terá passado pico da 2ª vaga da pandemia e encontra-se na fase do planalto (vídeo)

Portugal já terá passado pico da 2ª vaga da pandemia e encontra-se na fase do planalto (vídeo)

26 Novembro, 2020
blank

Cá compra, cá fica

blank

Rádio Reportagem

COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital

Telf/ 238605200/2/3/4/5
Fax/ 238605201
radioboanova1002@gmail.com

NIF – 501 843 019

IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação / Destaques
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Início
  • Informação
  • Desporto
  • Região
  • Politica
  • Cultura
  • PODCASTS
  • Vídeos
  • Mais
    • Programas
    • Nacional
    • Educação
    • Opinião
    • Sociedade

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design