A ministra da Saúde, admitiu esta manhã, que no âmbito do plano de vacinação, foram dados alguns “passos com tropeções”.
No arranque da vacinação dos profissionais dos bombeiros, Marta Temido disse que, apesar desses percalços, o objetivo traçado é de ter toda a população vacinada até ao “fim do verão”, em consonância com o que vinha já sendo dito pelo Governo, que apontou setembro como o mês para alcançar esse ponto.
Esta manhã, Marta Temido apelou o cumprimento das normas de saúde pública por parte daqueles que são vacinados contra a covid-19.
Entre elas estão o distanciamento físico e a utilização de máscaras. Uma das principais razões para que se mantenham estas medidas, segundo a ministra, é a circulação de várias variantes, mais contagiosas e potencialmente resistentes às vacinas.
Marta Temido lembrou, no arranque da vacinação dos profissionais dos bombeiros, que a pandemia só será ultrapassada quando houver uma imunização em toda a sociedade.
A governante lembrou o caminho até aqui traçado, que é agora alargado a outros grupos de risco. Será a vez de esse plano ser alargado aos profissionais de serviços essenciais, como é o caso dos bombeiros, mas também à população com mais de 80 anos e aos maiores de 50 anos com comorbilidades mais sérias.