Manuel Pizarro foi nomeado novo Ministro da Saúde. O anúncio foi feito esta sexta-feira através de uma nota no site da Presidência da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dará posse ao novo ministro este sábado, pelas 18h00, no Palácio de Belém.
“Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde”, lê-se na nota.
Manuel Pizarro foi secretário de Estado da Saúde nos governos de José Sócrates.
O novo ministro da Saúde era até agora eurodeputado, coordenador dos socialistas em Bruxelas e chegou a ser candidato à Câmara do Porto.
Manuel Pizarro nasceu em 1964. É médico especialista em medicina interna; eurodeputado; presidente dos socialistas portugueses no Parlamento Europeu; presidente da Federação Distrital do Porto do PS e alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.
O novo ministro da Saúde tem defendido “uma verdadeira União Europeia da Saúde e tem atuado no sentido de serem estabelecidos mecanismos que generalizem boas práticas a todos os países e cidadãos europeus”.
Manuel Pizarro vai iniciar funções com a nova direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aprovada, naquele que foi o último ato da ministra demissionária Marta Temido.