Um ano depois das comemorações em Seia e exatamente 141 anos após a Expedição Científica à Serra da Estrela, é publicado no dia 5 de agosto de 2022 o livro que retrata este projeto inédito.
A obra tem como título “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, é da autoria de Helena Gonçalves Pinto, e será apresentada no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE.
Publicado pelo Município de Seia, o livro retrata esse projeto memorável da História da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais, com repercussões internacionais.
Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela, despertando todas as atenções para o projeto vanguardista realizado por parte da Sociedade de Geografia de Lisboa.
No dia seguinte, a 6 de agosto, o Município organiza um passeio expedicionário, percorrendo alguns lugares cartografados no decurso da Expedição Científica de 1881.
O percurso inicia-se no CISE (08h30) e inclui a visitação de locais como a Senhora do Desterro, Lagoa Comprida, Planalto da Expedição (Acampamento da Expedição e fonte dos Perus), Cântaros, Covão do Boi e Torre.
A participação no itinerário está limitada a um número máximo de 30 pessoas (com idade superior a 14 anos) e pressupõe a prévia inscrição.
O Município faculta transporte para os locais, sendo o almoço e demais refeições, em regime de picnic, da responsabilidade dos participantes.