Partindo do conhecimento diário, das dificuldades sentidas no domínio da língua portuguesa, pelos inúmeros imigrantes residentes em Meruge que procuram apoio, a Junta de Freguesia proporciona aulas de português para facilitar a sua integração e autonomia social e cívica.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, “após consulta e assentimento dos interessados, a Junta de Freguesia de Meruge decidiu avançar com a realização de um Curso Aberto de Aulas de Português para imigrantes”.
A salientar que “os estabelecimentos de ensino do concelho, só a partir de Setembro/Outubro estão em condições de dar apoio a esta necessidade”, a autarquia “encontrou na professora Fátima Couceiro a disponibilidade e o entusiasmo para, voluntariamente, ministrar as necessárias aulas de português”.
Segundo o presidente João Abreu, as aulas para a primeira turma arrancam na próxima terça-feira, dia 4 de julho, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia que “suportará também os custos com todo o material didático”. A esta altura, estão inscritos 15 alunos, todos de origem indiana.
“Portugal foi um país de emigrantes. Nas décadas de 60 e 70 do século passado, milhões de portugueses passaram fronteiras em busca de uma vida melhor. É a nossa vez de receber com consideração, respeito e ações concretas de integração, todos os que procuram Portugal e a região para trabalhar e melhorar as suas condições de vida”, justifica a autarquia de Meruge.