Os novos Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares, eleitos no passado mês de dezembro, tomaram posse para o mandato de 2024, durante a última reunião do Executivo Municipal, e que decorreu nos Paços do Concelho.
O auto de tomada de posse foi assinado na presença do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, e da restante vereação pela Jovem Presidente Cristiana Paiva, que renova o seu mandato, dos Jovens Vereadores Duarte Fernandes e Francisca Trafaria, e das Jovens Conselheiras Camila Borges e Iara Neves.
Para João Miguel Henriques, “ao envolver os jovens desde cedo na definição das políticas com impacto direto nas suas vidas, estamos a criar os alicerces para uma sociedade mais participativa e representativa, combatendo a crescente ‘apatia política’ entre a comunidade juvenil. Com o programa Jovens Autarcas estamos a proporcionar uma oportunidade tangível para que os jovens se tornem agentes ativos de mudança no seu território”, referiu.
De acordo com comunicado da autarquia, os Jovens Autarcas têm um orçamento anual no valor de 10 mil euros para gerir. Entre as propostas apresentadas nos seus manifestos eleitorais, e que serão executadas tendo em conta o montante de que dispõe para investimentos, destacam-se a realização de uma cobertura junto à Escola Dr. Daniel de Matos, encontros intermunicipais de jovens, a segunda edição do Fim de Semana da Juventude, promoção de desportos radicais e de outras modalidades desportivas de equipa, a possibilidade de criar uma rede pública de bicicletas para maior mobilidade dos jovens, e ainda ações de caráter solidário.
“Esta iniciativa, ao mesmo tempo que encoraja a uma maior participação dos nossos jovens, promove também um diálogo construtivo entre diferentes gerações, ao integrar a juventude nas decisões locais e contribuir para a criação de políticas mais inclusivas e equitativas, refletindo as diversas necessidades e aspirações dos decisores de amanhã”, destacou João Miguel Henriques.
A cerimónia de Tomada de Posse dos novos Jovens Autarcas ficou também marcada pela entrega de diplomas de participação aos que agora findaram o seu mandato, nomeadamente Carolina Fernandes e Tiago Ferreira, e as reeleitas para o segundo e último mandato Cristiana Paiva e Iara Neves.