O jovem Duarte Ventura, de Arganil, venceu na passada sexta-feira, em Loulé, a final do 36º Concurso Prémio Jovens Músicos 2023, na categoria de Jazz Combro. A iniciativa foi organizada pela RTP através da Antena 2.
Para o jovem músico “esta é uma honrosa distinção que reconhece a elevada qualidade musical de uma formação constituída por cinco jovens talentosos da nova geração do jazz nacional, liderada por Duarte Ventura (Vibrafone) e que integra ainda Miguel Valente (Saxofone Alto), Miguel Meirinhos (Piano), José Almeida (Contrabaixo) e Luís Possolo (Bateria), os quais têm vindo a apresentar concertos em várias salas do País, com composições originais da autoria dos seus membros”.
O Prémio Jovens Músicos, um dos mais conceituados concursos de música realizados em Portugal, é destinado a jovens até aos 25 anos que frequentam estabelecimentos de ensino de música em Portugal e tem como objetivo descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais, tendo o júri da categoria de jazz nesta edição de 2023 sido constituído por Mário Laginha, João Mortágua e João Barradas, figuras de referência no jazz nacional.
O reconhecimento alcançado com este prestigiado prémio de âmbito nacional permitirá “abrir novas oportunidades para a evolução deste Grupo, na medida em que associado à visibilidade e notoriedade alcançadas, irá participar no Festival Jovens Músicos na Fundação Calouste Gulbenkian, em 29 de Setembro de 2023, bem como garantiram a presença em diversos Festivais de Jazz que decorrerão em todo o País ao longo de 2024, para além da atribuição de um apoio à edição de um trabalho discográfico”.
Duarte Ventura é natural de Arganil, tendo iniciado os seus estudos de música na Associação Filarmónica de Arganil, a que deu continuidade no Conservatório de Música de Coimbra, estando atualmente a frequentar o Mestrado de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo já sido distinguido como melhor instrumentista na Festa de Jazz de Lisboa em 2018.