2025 ficará para a história como um grande ano para José Carlos Pinto. O atleta do concelho de Oliveira do Hospital, que este ano foi campeão nacional de corta-mato, registou agora o recorde nacional dos cinco quilómetros, que fez em 13 minutos e 10 segundos, reduzindo 41 segundos àquele que, até agora, era o melhor tempo português da história: batido em 1996 por Paulo Guerra (13’51).
Em Barcelona, na tradicional Cursa dels Nassos, José Carlos Pinto venceu e deu também um pulo no top dos melhores europeus de sempre: é agora o 5.º, a 13 segundos do recorde continental, detido pelo francês Jimmy Gressier. Bateu assim Thierry Ndikumwenayo, que foi campeão europeu de corta-mato em Lagoa, no Algarve, e se posicionava como grande favorito à vitória na prova, mas que ficou pelo terceiro lugar. O lagarense deixou o norueguês Magnus Tuv Myhre a 3 segundos e Ndikumwenayo a 12.
Na escala global, esta marca coloca o atleta nacional, agora treinado por Gjert Ingebrigtsen, como o 31.º melhor de sempre. No topo da tabela está Berihu Aregawi, etíope com um tempo de 12’49.






























