A CDU anunciou há instantes, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, os candidatos aos órgãos municipais de Oliveira do Hospital. João Dinis volta a ser a aposta da CDU para a Câmara Municipal . O nome de Olinda Nunes é apontado como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.
O projeto autárquico da CDU apresenta-se com o lema do “Desenvolvimento Integrado” do Concelho e das suas 17 Freguesias e tem como objetivos: “cumprir direitos como a saúde, assegurar a mobilidade, cuidar das pessoas e das povoações, reflorestar, despoluir, produzir, promover e repovoar”.
Sobre os candidatos:
João Dinis, Jano – Professor aposentado. Natural de Vila Franca da Beira e autarca experiente , inclusive com 12 anos como presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira (2001 a 2013) e membro da atual Assembleia de Freguesia da (ainda) União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, (de 2013 a 2025); dirigente associativo agrícola ligado à agricultura familiar, ao mundo rural e ao ambiente; participou diretamente como militar miliciano no 25 de Abril de 1974, democrata e ativista cívico.
Olinda Nunes – Empresária da restauração aposentada. Natural e residente em Oliveira do Hospital. Desempenhou funções autárquicas durante 26 anos, sendo 12 anos como presidente de Junta de Freguesia do Prior Velho/Loures. Foi dirigente sindical e de comissão de trabalhadores.
“A CDU não passa procuração seja a quem for”
Com “experiência autárquica e sabedoria para projetar obras e outras iniciativas capazes de dinamizar vontades e recursos rumo a esses objetivos”, os candidatos asseguram que têm “projetos para realizações dinâmicas e alternativas em relação ao que os partidos dominantes no nosso Município – PS, PSD e também CDS-PP – têm aplicado e se comprovam como insatisfatórios”
“Queremos contribuir para o debate democrático, a começar pelo debate eleitoral face às próximas Eleições Autárquicas de 12 de Outubro, e para a efetiva democratização e maior equidade da gestão Autárquica Municipal”, declaram os candidatos que, pretendem “destacar o interesse estratégico de o concelho ter 17 Freguesias, todas elas diferentes”, mas também “a poderem dispor dos mesmos direitos e oportunidades em concreto, tendo em vista o investimento e a ação da Câmara e da Assembleia Municipal”.
A caminho das eleições autárquicas, a CDU afirma-se como “uma voz necessária e uma ação firme”. “No plano político e institucional muita falta têm feito eleitos diretos da CDU na Assembleia Municipal e no Executivo (Vereadores) da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital”, refere o partido.
A candidatura CDU garante que vai proporcionar “um mais diversificado esclarecimento dos eleitores perante dificuldades e as justas aspirações dos oliveirenses a um maior desenvolvimento económico e social”. Vai, por isso, apresentar “alternativas possíveis e convenientes para um “Desenvolvimento Integrado” do Concelho de Oliveira do Hospital e mesmo da região”, que “vai para além do prazo de quatro anos de um mandato autárquico”. Garante que vão ser apresentadas “propostas de facto alternativas à (falta de) ação dos partidos e autarcas – PS, PSD e CDS–PP – até agora hegemónicos no concelho”.
A menos de três meses do ato eleitoral, a CDU assegura que “não passa procuração seja a quem for para apresentar essas propostas e para participar no debate que queremos democrático e produtivo também em Oliveira do Hospital”.
“Sim, o Futuro recomeça agora”, refere a CDU que aposta em candidatos “alguns dos quais com muitas provas dadas na gestão autárquica como é o caso nomeadamente de João Dinis, Jano, de Olinda Nunes bem como de João Garcia Abreu (autarca de Meruge)”.
“Para vivermos melhor nas nossas Terras”, é o motivo que norteia o projetos autárquico da CDU em Oliveira do Hospital.