O Dia do Município de Tábua, ontem assinalado, ficou marcado pela atribuição a título póstumo da medalha de Mérito e Altruísmo, grau Ouro, a Paulo Santos, Sónia Melo e Susana Carvalho, bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha que “tombaram” no combate ao fatídico incêndio do passado dia 17 de setembro.
As medalhas foram entregues aos familiares dos bombeiros, em cujos rostos continua vincado o luto e a dor pela perda ocorrida. O momento contou com honras de Estado, com cada uma das medalhas a ser entregue pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, ladeado pelo presidente da Assembleia Municipal de Tábua, Nuno Tavares, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cruz e o presidente da CIM Coimbra, Emílio Torrão. Também estiveram presentes responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e Proteção Civil, entre outros, num momento que foi aplaudido de pé por todos os presentes.
Com este gesto, a Câmara Municipal de Tábua cumpriu a homenagem que foi prometida logo após a trágica morte dos três bombeiros. “De forma profunda e sentida e com muito respeito pelas suas memórias homenageamos, a título póstumo, os três extraordinários exemplos de abnegação, voluntarismo e de amor ao próximo”, referiu o presidente Ricardo Cruz, considerando que “jamais podemos esquecer estes verdadeiros heróis que deram a sua própria vida em defesa das populações e exaltaram a nobre causa dos bombeiros”. Desta forma, o Município de Tábua dirigiu “um profundo obrigado ao Paulo, à Sónia e à Susana”.
O reconhecimento aos três bombeiros decorreu na sessão solene comemorativa do dia do Município, onde também o presidente da Assembleia Municipal, Nuno Tavares lhes reconheceu “a bravura e o sacrifício sem limites”. O mesmo aconteceu por parte do presidente da CIM Coimbra, Emílio Torrão, que na ocasião considerou que “o seu espírito de sacrifício e coragem de proteger os outros merecem a nossa sincera gratidão e homenagem”.
Convidado de honra, o presidente da Assembleia da República, dirigiu de igual modo “uma palavra aos bombeiros”. “Não há ato mais nobre do que arriscar a própria via para defender as outras vidas”, referiu José Pedro Aguiar Branco, referindo-se a Sónia, Paulo e Susana como “três heróis, não só para Tábua, mas para todos os portugueses”. “O mínimo que podemos fazer é prestar a nossa sentida homenagem como hoje está a acontecer de forma solene”, disse ainda, “alargando as palavras de gratidão a todos os bombeiros e soldados da paz que em situação limite nunca faltam”.





