No âmbito das iniciativas da distinção “Região de Coimbra: Região Europeia de gastronomia 2021-2022”, a Região de Coimbra vai estar representada na 5.ª edição do European Young Chef Award, que decorrerá em Braga nos dias 23 e 24 de novembro, pela young chef Inês Branco. A jovem foi a vencedora da fase regional do concurso, organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, esta edição do concurso “European Young Chef” é subordinada à temática “Tradição e Inovação” e consiste na inovação de uma receita tradicional (entrada, prato principal ou sobremesa), enfatizando a utilização dos produtos endógenos e respeitando o respetivo calendário de produção. Inês Branco é uma antiga aluna do curso de Cozinha e Pastelaria, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e é originária Cantanhede. Neta de donos de uma pastelaria, desde pequena que estava sempre perto da sua avó para estar com ela para fazer e ver os bolos, e o prato tradição com que concorre à final e venceu a etapa regional é o Arroz Doce e a sua reinterpretação inovadora.
O concurso European Young Chef Award foi criado pelo Instituto Internacional de gastronomia, Cultura, Arte e Turismo (IGCAT) e tem como objetivos promover a inovação na gastronomia tradicional, promover os sistemas alimentares locais, regionais e globais sustentáveis são importantes para todos os nossos futuros e criar futuros embaixadores para produtos alimentícios locais. Ao dar visibilidade aos chefs emergentes que apoiam os produtos locais, espera-se contribuir para experiências alimentares mais sustentáveis e de melhor qualidade.