Os bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha foram chamados, ao início da manhã de hoje, para um incêndio na chaminé de uma habitação na Quinta do Moinho, na União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, no concelho de Tábua. O fogo que ainda afetou o soalho da casa foi rapidamente extinto.
O alerta foi dado pelos proprietários da habitação pelas 09h13. À chegada dos bombeiros ao local, o foco de incêndio já tinha sido extinto por populares, como adiantou à Rádio Boa Nova, o comandante da corporação, Nuno Santos. No local, os bombeiros realizaram trabalhos de rescaldo e por precaução “desforraram o telhado” da casa de habitação antiga, para garantir que o fogo se encontrava totalmente extinto.
De acordo com o responsável, o fogo causou danos numa pequena parte do soalho da casa e não causou feridos. Os habitantes têm condições para permanecer na habitação.
À Rádio Boa Nova, Nuno Santos aponta o “sobreaquecimento” da chaminé como a causa do incêndio, numa altura em que, devido às baixas temperaturas, os sistemas de aquecimento (fogões, salamandras ou lareiras) se encontram “muitas horas seguidas a funcionar”.
Note-se que também no sábado, a corporação de Vila Nova de Oliveirinha foi chamada para um foco de incendido também numa chaminé na localidade de Póvoa de Midões, mas que não causou quaisquer danos na habitação. Já na quinta-feira, um casa de construção antiga ficou totalmente destruída por um fogo que deflagrou, ao início da tarde, numa quinta da localidade.
Nuno Santos recomenda que a população verifique as condições dos sistemas de aquecimento e proceda à limpeza das chaminés.
Hoje, a corporação de Vila Nova de Oliveirinha acorreu ao local do incêndio habitacional com nove operacionais apoiados por três viaturas.



























