Um homem de 37 anos foi detido esta sexta-feira (27) em Nelas, por posse ilegal de arma. A investigação de um crime de ameaça com arma de fogo por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde já durava há três meses.
Em comunicado enviado às redações, a GNR adianta que “fez duas buscas domiciliárias e outras duas em veículos”, tendo daí resultado a apreensão de uma arma de caça, 77 cartuchos e uma arma de agressão de fabrico artesanal. Esta foi uma ação que contou com o reforço da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Mangualde e do Posto Territorial de Nelas. O homem foi constituído arguido e irá responder no Tribunal de Nelas.
De acordo com a lei, “quem detiver, usar ou trouxer consigo arma de defesa não manifestada ou registada, ou sem a necessária licença nos termos da presente lei, é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias”. No caso do crime de ameaça com arma de fogo, o enquadramento legal indica que “quem ameaçar outra pessoa com a prática de crime contra a vida, a integridade física, a liberdade pessoal, a liberdade e autodeterminação sexual ou bens patrimoniais de considerável valor, de forma adequada a provocar-lhe medo ou inquietação ou a prejudicar a sua liberdade de determinação, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.