Site icon Rádio Boa Nova

Grupo de Cidadãos pede a José Carlos Alexandrino a reativação da Comissão da Assembleia Municipal sobre o Lítio

Foto Ilustrativa

Um Grupo de Cidadãos solicitou ao Presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, que promova “a reativação da Comissão de Acompanhamento da Prospeção de Lítio, criada pela Assembleia Municipal no mandato autárquico anterior, com vista à participação do Município na consulta pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio, que tem em vista o lançamento do procedimento concursal para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa deste minério”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, André Pereira, porta-voz do grupo de cidadão refere que “no âmbito deste processo, a Comissão de Acompanhamento da Prospeção de Lítio deve, em articulação com os serviços municipais, levar a cabo uma análise rigorosa deste assunto, a fim de acautelar as preocupações ambientais, económicas e sociais.

André Pereira lembra que “este Grupo de Cidadãos já manifestou anteriormente as suas preocupações”. Avisa que “uma das oito áreas potenciais para o lançamento do procedimento concursal, com vista à atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de Lítio, pode vir a ter impactos em Oliveira do Hospital”.

“Como tal, consideramos que o Município tem um papel central na avaliação dos impactos e das externalidades que esta prospeção, e eventual exploração, poderá vir a ter no concelho. Julgamos necessário que o Município participe nesta consulta pública e envolva a sociedade, simplificando a informação e auscultando a população”, defende.

Recorde-se que André Pereira foi proponente da criação da Comissão aprovada em Assembleia Municipal no mandato autárquico anterior. Para o porta voz do grupo de cidadão “no passado a Assembleia Municipal fez história ao criar uma Comissão para acompanhar um assunto do maior interesse para o concelho”. “O momento atual impõe que esta Comissão seja reativada, de forma a garantir que o nosso parlamento local represente as preocupações dos cidadãos e trabalhe com a Câmara Municipal na definição de uma estratégia coerente para defesa dos interesses do território neste processo de consulta pública”, conclui.

Exit mobile version