Uma lontra-europeia foi recolhida no passado domingo (7) pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), na praia fluvial da Rapoula do Côa, concelho de Sabugal.
Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local “na sequência de um alerta por parte de um popular a dar conhecimento que se encontrava uma lontra debilitada” naquela praia, tendo efetuado o resgate do animal. O animal foi então transportado para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, onde irá recuperar o seu estado de saúde para ser posteriormente libertado no seu habitat natural.
Ainda no mesmo dia, na localidade de Santo Estevão, concelho de Sabugal, duas crias de Mocho de Orelhas foram recolhidas pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.
O alerta foi dado à Guarda Nacional Republicana (GNR) “por um popular” que informou a localização das duas crias. “Os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e efetuaram o seu resgate”, pode ainda ler-se na nota.
As duas aves foram então transportados para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia para serem monitorizados, uma vez que, segundo a GNR, “seria impossível a sua sobrevivência sem os progenitores devido à sua tenra idade”.