O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 13 a 19 de junho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Segundo a informação enviada à Rádio Boa Nova, a GNR registou 20 detenções em flagrante, oito por condução com taxa de álcool igual ou superior a 1,2g/l, oito por condução sem habilitação legal, uma por violação de imposições e uma por tráfico de armas proibidas.
No mesmo período, a força de segurança apreendeu 13,40 doses de cannabis resina; 1,23 doses de cannabis folhas, dois veículos ligeiros de passageiros; uma arma (moca); uma arma de caça; uma cartucheira; um sabre e um livro de manifesto de armas.
A GNR, na fiscalização do trânsito, detetou 240 infrações, tratando-se 38 por excesso de peso, 27 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 por tacógrafos, 10 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 11 por falta de seguro obrigatório, oito por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, seis relacionadas com pneumáticos, quatro por iluminação e sinalização e uma por habilitação insuficiente.
Nesta semana foram registados 84 acidentes, de onde resultaram 25 feridos leves.
A GNR emitiu 39 autos de contraordenação, 19 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente, 13 no âmbito da legislação policial, sete no âmbito da pesca.
Foram ainda realizadas ações de sensibilização nas seguintes áreas:“Escola Segura 22/23”, “Prevenção Rodoviária”, “Campanha Escola Segura 22/23 – Cidadania e não discriminação”, “Idosos em Segurança- Cuidados com a Burlas”, “Verão Seguro – Residência Segura”.
Myriam Tomás (aluna estagiária EPTOLIVA)